Reservas da Biosfera

O que é uma Reserva da Biosfera?

Uma Reserva da Biosfera é um território com um património natural singular e bem conservado, onde existe uma coexistência harmoniosa dos valores naturais com as comunidades residentes e a valorização do seu património cultural. As Reservas da Biosfera são designadas pelos governos de cada país e estão sob jurisdição nacional, sendo oficialmente reconhecidas pelo Diretor-Geral da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), no contexto do Programa O Homem e a Biosfera (MaB), após deliberação do Conselho de Coordenação Internacional do MaB.

Lançado pela UNESCO em 1971, o Programa MaB é uma iniciativa científica que visa promover o equilíbrio entre as sociedades humanas e os ecossistemas, tendo como metas principais a preservação da biodiversidade, a promoção de um desenvolvimento económico sustentável e a melhoria das condições de vida das populações, através do diálogo participativo, partilha de conhecimentos, redução da pobreza, respeito pelos valores culturais e reforço da capacidade da sociedade para lidar com as mudanças.

A sua Rede Mundial de Reservas da Biosfera é assim uma rede dinâmica e interativa de sítios de excelência que promovem a harmonia entre as pessoas e a natureza, onde se valoriza a preservação das paisagens e dos ecossistemas como base para o progresso social, económico, cultural e ambiental. Funcionam como espaços de referência para a investigação científica, monitorização ambiental, educação e sensibilização da sociedade, sempre com o envolvimento das comunidades, dos agentes de desenvolvimento local e outros stakeholders. Promovendo a inovação, a partilha de conhecimento e a implementação de estratégias e políticas ligadas ao desenvolvimento sustentável, à gestão sustentável da biodiversidade e dos recursos naturais e à adaptação às alterações climáticas, pretendem colaborar com os Estados-membros e outros intervenientes no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável adotados pela ONU (Organização das Nações Unidas).

Mais informações em:

https://www.reservasdabiosfera.pt/ e https://www.unesco.org/en/mab

Reservas da Biosfera em Portugal e no Mundo

Atualmente existem já 759 Reservas da Biosfera da UNESCO em todo o Mundo, distribuídas por 136 países, incluindo 25 Reservas da Biosfera transfronteiriças, com uma área correspondente a cerca de 3,5% da superfície terrestre. No contexto da Rede Mundial das Reservas da Biosfera, as Reservas colaboram a nível regional, nacional e internacional, com partilha de ideias, ações e projetos.

Em Portugal existem 12 Reservas da Biosfera, representando 12% do território nacional e 26% do número das suas Áreas Protegidas e Classificadas. Em 2021, 3% da população residente em Portugal residia na área das Reservas da Biosfera. Estas reservas constituem uma rede no âmbito da Comissão Nacional da UNESCO.

As Reservas da Biosfera portuguesas distribuem-se por três regiões biogeográficas distintas — Mediterrânica, Atlântica e Macaronésia — englobando uma grande diversidade de ecossistemas e albergando uma parte expressiva do património natural e cultural do país. Abrangem assim 79 (79,8%) dos 99 habitats considerados de conservação obrigatória em Portugal.

A Reserva da Biosfera da Estrela foi a 14ª Reserva da Biosfera reconhecida em Portugal, englobando o território da serra da Estrela, a montanha mais alta de Portugal continental.

Mais informações em:

https://www.reservasdabiosfera.pt/ e https://unescoportugal.mne.gov.pt/pt/redes-
unesco/reservas-da-biosfera-da-unesco

Rede Mundial de Reservas da Biosfera de Montanha

A Reserva da Biosfera da Estrela vai integrar a Rede de Reservas de Montanha, uma rede temática de Reservas da Biosfera que desde 2021 tem como missão apoiar de forma contínua as Reservas da Biosfera, promovendo a investigação científica, o estabelecimento de parcerias e colaborações estratégicas. O seu propósito é contribuir para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, bem como dos compromissos internacionais em matéria de clima e biodiversidade.

As montanhas desempenham um papel fundamental nos ecossistemas, sendo verdadeiras guardiãs da biodiversidade e fontes de recursos vitais para a vida humana. São também depositárias de um rico património cultural, que inclui monumentos e tradições preservados pelas comunidades que nelas vivem e que, ao longo do tempo, moldaram esses territórios. Ao juntar-se a esta rede, a Reserva da Biosfera da Estrela vai ser a terceira Reservas de Montanha em Portugal, e a primeira situada integralmente em território nacional.

Mais informações em:

https://www.reservasdabiosfera.pt/ e https://www.mountainbiosphere.org/en/